Jornalistas e blogueiros vivem experiência do Turismo Rural do Jaboatão dos Guararapes

O projeto Turismo Rural promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Sebrae/PE recebeu, nesta quarta (7), visita técnica de profissionais de imprensa, blogueiros e administradores de perfis de Instagram do município. A ação é conhecida por fampress, onde os participantes vivenciaram toda a tradição, cultura, história e culinária rural de cinco espaços com diferentes propostas de lazer.
“Temos um potencial turístico e queremos incentivar cada vez mais essa área no município. Estamos fortalecendo a nossa região, promovendo seus atrativos naturais, culturais e históricos, além de fomentar o desenvolvimento econômico e proporcionar novas oportunidades de comercialização para o setor turístico. Este roteiro representa uma nova forma de olhar para o nosso território e para as riquezas que ele oferece, tanto para os visitantes quanto para os moradores locais”, disse o prefeito.
Segundo a diretora de Agricultura e Turismo da Prefeitura, Roberta da Fonte, os empreendedores dos equipamentos são pessoas essenciais para a organização estrutural do projeto. “São pessoas muito acolhedoras e guerreiras, que estão acreditando muito no projeto. Um potencial incrível de turismo para a região e de verdadeiro desenvolvimento territorial. Só tenho a agradecer a participação de cada um aqui, nessa proposta de divulgar para que cada vez mais pessoas conheçam esses espaços na nossa área rural”, afirmou.
O jornalista da Rádio Transamérica Júlio Andrade viveu a experiência no local. “Gostaria de agradecer o convite. Recebo diariamente vários releases, mas nada melhor do que estar aqui vendo como funciona essa experiência pessoalmente. Foi um dia muito especial para conhecer toda essa beleza da área rural, e tenham certeza de que vou divulgar bastante”, relatou.
Proprietário do Engenho Macujé, Fernando Salomão acredita que o projeto tem viabilidade econômica e sustentável. “Não só na questão financeira, mas também para valorizar os locais e as pessoas terem prazer em visitar e preservar, além de garantir melhorias para toda uma cadeia produtiva que trabalha no entorno”, observou.
Para a gestora de projetos e negócios do Sebrae/PE, Adriana Cavalcanti, o projeto é uma construção colaborativa, com a participação de todos os empreendedores. “A gente só é a ponte que vai intermediar o processo de efetivar o Turismo Rural”, pontuou.
O roteiro do Turismo Rural do Jaboatão já está recebendo agendas de visitas. Para todas as informações sobre os passeios, o grupo pode entrar em contato através do número (81) 99806-5939.
PROGRAMAÇÃO
O roteiro do Turismo Rural começa no Sítio Recanto da Tilápia, onde os visitantes têm contato com a produção das raízes de macaxeira e cará, o processamento das culturas, o memorial rural que recria uma típica casa de taipa, além de degustar alimentos que tem como ingrediente principal a macaxeira.
Na sequência, chegam à Chácara Xamânica, local que resgata as origens indígenas e onde se aprende sobre a utilização de plantas medicinais e de rituais xamânicos.
O terceiro ponto é o Aconchego Família Rural, que oferece um pesque-pague e um restaurante de comida caseira, além da experiência de conhecer uma casa de farinha, que produz alimentos derivados da mandioca.
Depois, a visita chega ao Engenho Macujé, que resgata a tradição colonial e que conta com o casario datado de 1918.
Para finalizar, o público visita a Colônia Salesiana, espaço que abriga a primeira Basílica do mundo construída na Zona Rural.
Fotos: Chico Bezerra