Atendendo apelo da Avipe, Alepe sabatina indicado para Adagro nesta quarta-feira

Crise gerada pela gripe aviária acelerou processo
Atendendo apelo da presidência da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), preocupada com a crise gerada pela gripe aviária, a Assembleia Legislativa decidiu sabatinar e votar a indicação, nesta quarta-feira (21.05),
do médico veterinário Moshe Dayan para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça realiza a sabatina e votação, às 9h30, em reunião extraordinária. À tarde, o plenário aprecia e vota a indicação.
Estiveram no gabinete da presidência da Alepe, nesta terça-feira (20), o presidente da Avipe, empresário Giuliano Malta; o vice-presidente, Carlos Henrique Albuquerque, e o próprio Moshe Dayan. Foram recebidos pelo presidente Álvaro Porto; pelo primeiro-secretario, Francismar Pontes; pelo presidente da CCLJ, Coronel Alberto Feitosa, e ainda pelos deputados Rodrigo Farias e Mario Ricardo.
De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a situação é urgente e exige uma ação emergencial. “A crise vivida pelo setor avícola culminou, nesta terça, com o cancelamento de importações de aves brasileiras por parte de mais de 30 países, gerando, inclusive, prejuízo, na balança comercial”, afirma. “Diante da gravidade deste contexto, nos reunimos com o presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, e avaliamos que é fundamental agilizar o processo”, completa.
Feitosa reforça que por ser um assunto de saúde pública, nada mais pertinente à Casa agir, como tem agido, em favor dos pernambucanos e acelerar os protocolos para que a Adagro possa atuar em defesa do setor. “Tomamos a decisão eu, o colegiado da Comissão de Constituição de Legislação e Justiça e o presidente Álvaro Porto de fazermos isso de forma imediata”, frisou.
De acordo com o Projeto de Resolução 2905/2025, que trata da indicação do médico veterinário, Moshe Dayan Fernandes de Carvalho, 57 anos, tem larga experiência no setor agropecuário, com atuação nas áreas de produção, gestão e políticas públicas voltadas ao campo. Produtor de leite e pecuarista, Moshe é especialista em laticínios e gestão de indústria de laticínios.
Ao longo de 18 anos, Moshe atuou no Sebrae, sendo seis como gerente da Unidade Regional de Garanhuns, onde liderou ações de fomento à agricultura familiar e ao agronegócio em cadeias produtivas. Consultor no setor de leite e derivados, também foi secretário de Agricultura do município da Pedra entre 2021 e 2022. Desde 2023, exerce a função de assessor parlamentar com foco no setor agro no gabinete da deputada estadual Débora Almeida.
Fotos: Giovanni Costa/Alepe