Caruaru integra, por mais um ano, o Mapa do Turismo Brasileiro
Por: Matheus Antunes
Fotos: Prefeitura de Caruaru
Certificado foi registrado pelo Ministério do Turismo e incorporou Caruaru no Sistema de Informações do Mapa do Turismo no Brasil
Por mais um ano, Caruaru integra o Mapa do Turismo Brasileiro e, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), a cidade recebeu o certificado via Ministério do Turismo.
O órgão federal, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certificou que Caruaru integrará o Mapa do Turismo Brasileiro registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. “Isso é muito importante para que a cidade possa continuar avançando, crescendo economicamente, difundindo cada vez mais nossa cultura e receber, durante todo ano, mais turistas”, comenta o secretário da Sedetec, Pedro Cavalcanti.
Detentor de vasta cultura, Caruaru se apresenta como grande celeiro de artistas, seja nas artes plásticas ou na música. A cidade conta com museus que mostram o município, apresentam suas origens, que evidenciam o barro e o pífano. Também possui pontos turísticos que são verdadeiros cartões postais, como o Alto do Moura e o Monte Bom Jesus, além de possuir a maior feira livre do mundo, eternizada nos versos do poeta Onildo Almeida, “A Feira de Caruaru”.
Para saber mais sobre o turismo e a cultura de Caruaru, a plataforma “Conheça Caruaru” é uma ferramenta que apresenta todo o serviço, tanto para o turista como para o morador local. Mostra os pontos turísticos, apresenta os diversos setores, como da gastronomia e hotelaria; também traz curiosidades sobre a cidade e informações do Maior e Melhor São João do Mundo. Para acessar, o link é http://conheca.caruaru.pe.gov.br/ .
Sobre o Programa de Regionalização do Turismo (PRT)
Construído a partir de oficinas participativas e lançado há 12 anos, o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) tem como foco a gestão descentralizada do turismo. A ferramenta define diretrizes para a sua implementação, visando a estruturação de destinos, a qualificação e a diversificação da oferta turística nacional.