Unidades Básicas de Saúde vivenciam mês de incentivo ao aleitamento materno
Campanha Agosto Dourado promove boas práticas de amamentação para usuárias dos serviços de saúde em Garanhuns
Na saúde, agosto é o mês dedicado à campanha mundial Agosto Dourado. Em 2024, com o tema “Amamentação – apoie em todas as situações”, o objetivo é incentivar o aleitamento materno e promover a redução das desigualdades neste momento especial para mãe e bebê. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Garanhuns, o tema está sendo conversado pelas equipes de atenção primária e multiprofissional (eMulti) com as gestantes e mães do município.
Na segunda (26), usuárias da UBS Vila do Quartel receberam orientações sobre a importância da amamentação para a saúde física e mental da mãe e do bebê. O leite materno é considerado “padrão ouro”, por ser um alimento completo e rico em nutrientes e anticorpos. Recomenda-se que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de idade.
“Muitas mães não são bem orientadas sobre a importância e sobre o ato da amamentação, a pegada, os benefícios e vantagens. Por isso, recomendamos que procure a unidade de saúde, pois a equipe sempre está disposta a auxiliar”, diz a enfermeira Evellyne Lemos.
Para a mãe, amamentar também traz diversos benefícios, já que reduz as chances de sangramento pós-parto, do desenvolvimento de doenças como anemia, câncer de mama e diabetes e auxilia na perda do peso da gravidez. Além disso, a prática também fortalece os laços entre a mãe e o bebê.
“Incentivar o aleitamento materno não concerne só a gestante, mas toda a sociedade. O objetivo da campanha é que a mulher possa gestar e amamentar em todas as circunstâncias, além de destacar a importância para a saúde da mãe e da criança”, comenta Daniela Romeiro, psicóloga e técnica do programa estadual Mãe Coruja.
Fotos: Hilton Marques (PMG)