Cuidando de quem mais precisa
Mudando um cenário que permaneceu esquecido por anos em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra criou um programa voltado à garantia de segurança alimentar para a população socialmente mais vulnerável do Estado: o Bom Prato. Por meio da iniciativa, mais de 20,5 milhões de refeições foram servidas a famílias em todo o Estado desde 2023, demonstrando que o combate à fome é uma prioridade da gestão.
Através do Bom Prato, Raquel Lyra investiu, ampliou e consolidou as cozinhas comunitárias. Quando assumiu a administração estadual, em 2023, a gestora encontrou 55 cozinhas em funcionamento no Estado. Hoje, são 252 unidades, com o objetivo de atingir 300 unidades até o final do ano. O equipamento se torna um local seguro para quem mais necessita, com garantia de alimentação digna e nutritiva.
Somente no ano passado, foram investidos R$60 milhões nas cozinhas comunitárias por parte do Governo do Estado. Este ano, para reforçar a rede de apoio à população vulnerável, 100 cozinhas solidárias terão auxílio do Governo, que aportará R$12,96 milhões. O volume de investimentos fortalece essa política pública e evidencia uma gestão com olhar humanizado, voltada à promoção da dignidade de quem carece do básico, tendo como foco principal as pessoas e suas necessidades.
Foto: Janaina Pepeu/Secom
