Em Nazaré da Mata, governadora Raquel Lyra garante apoio ao tradicional Encontro de Maracatus e ressalta rede de suporte às mulheres
Governo de Pernambuco garantiu apoio ao município nas contratações artísticas, na segurança e em ações de conscientização contra a violência de gênero, além do palco Pernambuco Meu País instalado na cidade
A governadora Raquel Lyra esteve em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta segunda-feira (16), para prestigiar o Desfile de Maracatus, um dos eventos mais tradicionais da cultura pernambucana. Durante a agenda, que deu continuidade ao giro carnavalesco, a gestora reafirmou o incentivo da gestão estadual ao Maracatu Rural e destacou a importância do respeito às mulheres e da rede de proteção oferecida pelo Estado, em referência ao tema da festa no município neste ano: “O Maracatu Rural Veste as Cores da Folia e o Respeito pelas Mulheres”. O município conta ainda com o palco Pernambuco Meu País na programação.
“Estamos investindo no Carnaval em todo o Estado, e em Nazaré não é diferente. Nosso Governo apoia essa festa tradicional, que aqui tem como tema a violência contra a mulher e, por isso, aproveito para reforçar que, se um homem se aproxima e a mulher diz não, tem que respeitar. Para aquelas mulheres que se sentirem assediadas ou violentadas, saibam que temos uma rede de acolhimento à disposição”, afirmou a chefe do Executivo estadual.
A vice-governadora Priscila Krause destacou a necessidade de debater a violência contra a mulher de forma permanente. “Todo dia é dia de falar sobre esse assunto, e um dos pilares do Programa Juntos Pela Segurança é justamente o combate à violência contra a mulher. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária começa justamente nesse papel que as mulheres exercem na sociedade”, destacou.
Já a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, detalhou as ações da pasta durante a festa no município. “É muito importante que um Carnaval tradicional como o de Nazaré da Mata tenha esse tema. Nós estamos com uma Unidade Móvel aqui na cidade, fazendo uma campanha de prevenção e acolhimento nos casos de violência e fortalecendo os espaços das mulheres”, pontuou.
Nesta edição, 33 grupos de maracatu de Nazaré e de outros municípios, incluindo o Cambinda Brasileira, com 108 anos de história, o Maracatu Coração Nazareno das Mulheres AMUNAM (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) e o Maracatu Mirim, saíram em cortejo do Parque dos Lanceiros até o palco principal, montado na Praça Papa João XXIII, conhecida como Praça da Catedral. O simbolismo cultural e a continuidade das tradições pernambucanas vão além do encanto dos que passam pelo Carnaval nazareno, movimentando também o comércio e o setor turístico do município e de toda a região.
Por meio de incentivos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), bandas, orquestras e artistas reforçam as atrações culturais de Nazaré da Mata. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a importância do fomento às manifestações culturais de Pernambuco. “Estamos apoiando o Carnaval de Nazaré da Mata não apenas em celebração ao Maracatu, mas como maneira de salvaguardar, difundir e incentivar a transmissão dos saberes que estes mestres da cultura popular têm para propagar”, reforçou.
A expectativa é de que 20 mil foliões por dia acompanhem a programação, fazendo girar o comércio e a rede hoteleira local. O município terá, ainda, um reforço na segurança para o período momesco, com 862 lançamentos extras das forças policiais.
Nazaré da Mata respira Carnaval e Maracatu durante todo o ano, com festividades como o Viva o Maracatu, realizado todos os dias 1º de agosto, em alusão ao Dia Estadual dessa manifestação cultural. Para a prefeita Aninha da Ferbom, o apoio do Governo do Estado é fundamental para difundir ainda mais a cultura local. “Somos polo para toda a Mata Norte, e todo ano buscamos crescer, sempre representando a nossa cultura viva, que é o Maracatu, levando Nazaré e Pernambuco para o Brasil. É justamente esse apoio institucional que nos possibilita embelezar e propagar ainda mais a nossa festa”, ressaltou.
Acompanharam a agenda os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Xisto Freitas (executivo da Casa Civil) e Yasmim Neves (executiva de Cultura). Também participaram o deputado estadual Gustavo Gouveia, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e os prefeitos Éder Waltter (Vicência) e Henrique Queiroz (Buenos Aires).
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom
