Governadora Raquel Lyra reforça apoio do Estado aos arranjos produtivos na abertura da VINHUVAfest 2025, em Lagoa Grande

Governadora Raquel Lyra reforça apoio do Estado aos arranjos produtivos na abertura da VINHUVAfest 2025, em Lagoa Grande

Reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento da vitivinicultura e dos arranjos produtivos do Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra abriu, nesta quinta-feira (20), a 9ª edição da Feira da Uva e do Vinho (VINHUVAfest), em Lagoa Grande. Cercada por comerciantes, produtores e lideranças da região, a chefe do Executivo estadual destacou a importância econômica e cultural das riquezas que nascem às margens do Rio São Francisco e defendeu o empreendedorismo local como motor do desenvolvimento regional.
“O VINHUVAfest está sendo retomado após dez anos. É um evento importante, que fala sobre a celebração da nossa cultura e a capacidade de gerar emprego e renda a partir dessas terras banhadas pelo Rio São Francisco. Lagoa Grande é uma das maiores produtoras de vinhos do Brasil, junto com outras cidades da região, e também está entre os maiores exportadores de frutas do país. Aqui, são gerados mais de 120 mil empregos de carteira assinada. O Governo do Estado não poderia estar em outro lugar nesse momento. Colocamos recursos e trouxemos vários órgãos e secretarias para garantir novas rodadas de negócios, apresentar nossos produtos e conquistar novos mercados, porque a potência do nosso povo é extraordinária”, enfatizou a governadora.
Com o apoio institucional do Estado, turistas e visitantes vivenciaram um novo capítulo para o setor, que impulsiona o turismo e movimenta a economia local. A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, celebrou a retomada do evento e agradeceu pela parceria: “Após um longo período, Lagoa Grande volta a realizar essa feira. Queremos que esse evento seja conhecido nacional e internacionalmente, porque temos grande potencial. Agradeço ao Governo de Pernambuco e a todas as secretarias pelo apoio”, celebrou a gestora municipal.
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Sebrae firmaram parceria para garantir espaço aos expositores do Programa PE Produz, que fomenta pequenos produtores de segmentos tradicionais da região, como laticínios, mel e cachaça. “Chegamos à feira com os beneficiados pelo PE Produz, trazendo seus produtos, além da forte parceria com a prefeitura. Também trouxemos uma comitiva de empresários estrangeiros para conhecer o evento e a cidade. Temos um olhar atento para desenvolver cada vez mais a vitivinicultura e outras atividades nos municípios”, reforçou a diretora-presidente da Adepe, Ana Luiza Ferreira.
Durante os quatro dias de programação, a parceria entre Estado e município deve ampliar relações comerciais entre produtores, compradores e investidores; gerar empregos permanentes e temporários nos setores de serviços, eventos e turismo; consolidar a imagem da região como destino de negócios e experiências; e fortalecer a interiorização dos investimentos. O arranjo produtivo da vitivinicultura no Vale do São Francisco é um dos principais polos de atração de negócios do país.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, destacou o protagonismo de Lagoa Grande. “Essa festa brilhou por muitos anos e volta forte, com novos motivos e em outro momento. Lagoa Grande lidera o mercado de vinhos pernambucano e se projeta nacional e internacionalmente com produtos de excelente qualidade, gerando muito emprego e renda”, afirmou. 
A edição 2025 da Festa da Uva e do Vinho do Nordeste deve reunir cerca de 150 mil pessoas por dia, até 23 de novembro, com feira de negócios, palestras, exposição de produtos e serviços, enoturismo, roteiros gastronômicos e históricos pela Ilha do Pontal e pelo Mirante da cidade, além de cursos oferecidos na Carreta do Senac. A programação também inclui festivais culturais, EnoJazz, degustações no Pavilhão das Vinícolas, pisa da uva, gastronomia e uma arena de shows com artistas regionais e nacionais.
O deputado federal Fernando Monteiro ressaltou o simbolismo do reencontro promovido pelo evento. “Esse é um momento especial, de reencontro. Parabenizo o governo e a prefeitura por dar mais um passo no fortalecimento desse setor tão importante”, disse. Já o deputado estadual Jarbas Filho enfatizou o valor simbólico da celebração e a atuação do governo: “É um prazer estar aqui, ao lado de tantos amigos e amigas, brindando a força da uva e do vinho. A presença do governo aqui hoje diz muito sobre o compromisso que a gestão tem com o povo de Pernambuco”, complementou.
Participaram da abertura os secretários estaduais Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o presidente do Complexo Industrial Portuário de Pernambuco, Armando Monteiro Bisneto; o deputado federal Lucas Ramos; o deputado estadual Luciano Duque; além dos prefeitos Corrinha de Geomarco (Dormentes), Pedro Pilota (Itaíba), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Ismael Lira (Orocó), Anísio Viana (Casa Nova–BA); além das lideranças políticas da região Odacy Amorim e Dulci Amorim.
Fotos: Janaina Pepeu/Secom

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *