Hospital Santa Maria e ISMEP divulgam nota para esclarecer atendimento e informar transição na Urgência e Emergência

Hospital Santa Maria e ISMEP divulgam nota para esclarecer atendimento e informar transição na Urgência e Emergência
Screenshot

O Hospital e Maternidade Santa Maria e o Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP) divulgaram, nesta quinta-feira (12), uma nota de esclarecimento para explicar informações que circularam nas redes sociais sobre o atendimento de uma paciente que aguardava transferência hospitalar em Araripina.

Na nota, as instituições reforçam que a UPA atua como unidade de estabilização e que a liberação de vagas para transferência de pacientes para hospitais de referência é de responsabilidade exclusiva do Sistema de Regulação de Leitos do SUS, seguindo critérios técnicos de urgência e disponibilidade.

O Hospital Santa Maria também esclarece que não possui leitos neurológicos em funcionamento, o que impossibilita o acolhimento de pacientes que necessitam desse tipo de atendimento especializado. Nesses casos, o protocolo do SUS determina que o paciente aguarde vaga em unidade de referência adequada, enquanto recebe todo o suporte clínico e monitoramento da equipe multiprofissional da UPA.

Além dos esclarecimentos sobre o fluxo de atendimento, a nota informa que o ISMEP protocolou oficialmente junto à Prefeitura de Araripina e à Secretaria Municipal de Saúde o encerramento do seu ciclo na gestão da Urgência e Emergência no município. As instituições afirmam que a transição será feita de forma ética e organizada, com manutenção da operação pelos próximos 60 dias, garantindo a continuidade do atendimento à população enquanto o novo modelo de gestão é estruturado pelo município.

Com quase seis décadas de atuação no Sertão do Araripe, o Hospital Santa Maria reafirma que seguirá como parceiro estratégico de Araripina no atendimento hospitalar aos pacientes regulados pelo SUS, cumprindo seus contratos com o Estado e o Município.

Segundo a direção das instituições, a nota tem como objetivo garantir transparência, combater desinformação e manter a população informada sobre os fluxos corretos do sistema de saúde e o momento de transição vivido pela rede de Urgência e Emergência no município.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *