Mini Caravana Jaboatão da Gente leva serviços de cidadania à Comunidade Portelinha

Mini Caravana Jaboatão da Gente leva serviços de cidadania à Comunidade Portelinha
Screenshot

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta terça-feira (27), mais uma edição da Mini Caravana Jaboatão da Gente, iniciativa que leva serviços essenciais e atendimentos gratuitos de forma descentralizada aos bairros do município. A ação aconteceu das 9h às 12h, na Praça do Betel, na Comunidade da Portelinha, em Muribeca dos Guararapes, contando ainda com o apoio da sede do Conselho dos Moradores da região como ponto anexo para ampliação dos atendimentos.

Durante a manhã, a população teve acesso a diversos serviços na área da saúde, como consultas com clínico geral, exames de controle de diabetes (HGT), aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas contra Covid-19, tétano e imunizantes de rotina. Também foram ofertados testes rápidos para HIV e hepatites, além de atendimentos do Odontomóvel, com serviços de saúde bucal e distribuição gratuita de kits de higiene.

A programação incluiu ainda atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vacinação antirrábica, realização de mamografias, emissão do Cartão do SUS e de comprovantes de residência. A ação contou, também, com serviços do Bem-Estar Animal e orientações da Defesa Civil.

Coordenada pelo Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), a Caravana reúne diversas secretarias municipais e órgãos parceiros. O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços de saúde, cidadania, assistência social, bem-estar e orientação jurídica, concentrando os atendimentos em um único espaço, de forma prática e humanizada.

Moradora da Portelinha há mais de 60 anos, Maria Solange de Santana, de 68 anos, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Esse momento é muito importante para nós, moradores da Portelinha. O deslocamento dos serviços da prefeitura facilita o acesso a consultas médicas, vacinação e outros cuidados essenciais, especialmente para quem mais precisa de atenção nessa região. Sem dúvidas, essa ação reforça o cuidado da Prefeitura do Jaboatão com a população”, afirmou.

A confeiteira Jailma Assiss de Medeiros, de 45 anos, moradora da localidade desde a fundação da comunidade, também elogiou a iniciativa. “A caravana oferece mais acessibilidade aos serviços básicos. Além de trazer dignidade, promove a inclusão e garante que a população tenha seus direitos assegurados”, ressaltou.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *