TJPE homenageia os 50 anos de vitivinicultura do ex-prefeito e atual secretário de Governo de Lagoa Grande, Jorge Garziera
O desembargador Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), promoveu nesta terça-feira, 11/11, a entrega ao ex-prefeito e atual secretário de Governo da Prefeitura de Lagoa Grande, Jorge Roberto Garziera, do Diploma Desembargador Waldemir Oliveira Lins, uma das principais condecorações da Corte Estadual, criada por meio do Ato Institucional 91/2025. A comenda, instituída em fevereiro deste ano, reconhece personalidades e instituições que contribuem ou contribuíram significativamente para a Justiça e para a sociedade pernambucana.
Em sua justificativa, o presidente do TJPE ressaltou que a homenagem visa reconhecer, de forma individual, a trajetória de cada agraciado, marcando sua história com a comenda que leva o nome de um dos desembargadores mais representativos do Tribunal.
“A homenagem do TJPE amplia o reconhecimento da história dessas personalidades”, salientou o desembargador Ricardo Paes Barreto.
A comenda Desembargador Waldemir Oliveira Lins entregue a Jorge Garziera representa mais um reconhecimento à celebração dos 50 anos da chegada da vitivinicultura ao Nordeste, trajetória liderada por este enólogo e empresário do setor, gerador de milhares de empregos e visionário que ajudou a transformar Lagoa Grande, no Semiárido pernambucano, e o Vale do São Francisco na segunda maior região produtora de vinhos e derivados do país.
“Receber esta homenagem é uma alegria imensa e, sobretudo, um reconhecimento ao trabalho que iniciamos há cinco décadas, acreditando no potencial do Sertão e do Vale do São Francisco. Este diploma não celebra apenas a minha trajetória, mas a de todos que ajudaram a construir a história da vitivinicultura no Nordeste”, declarou o homenageado Jorge Garziera.
Como prefeito em duas oportunidades, Jorge colocou Lagoa Grande, Pernambuco e o Nordeste brasileiro no mapa mundial da produção vitivinícola. O secretário de Governo também é o criador da Festa da Uva e do Vinho do Nordeste — VinhuvaFest — que acontece este ano, de 20 a 23 de novembro, em sua nona edição, após 10 anos de sua última realização na “capital da uva e do vinho do Nordeste”. O evento tem como objetivo gerar novos negócios, atrair empresas e investimentos, ampliar a oferta de empregos e oportunidades para Lagoa Grande e toda a região, além de promover a cultura e o enoturismo regional por meio de debates, feira de exposição, rodada de negócios e um festival com atrações artísticas nacionais e artistas locais.
A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, filha do homenageado, destacou o orgulho e o simbolismo da conquista: “Para nós, como família e como município, este reconhecimento tem um valor imensurável. Meu pai dedicou a vida a acreditar no potencial de Lagoa Grande, e ver essa história sendo celebrada pelo TJPE reforça que seguimos no caminho certo, construindo desenvolvimento, oportunidades e futuro para nossa gente”, declarou Catharina.
Texto – Cinara Marques | Jornalista
Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação
