VII Fórum Municipal de Visibilidade Trans debate empregabilidade em Jaboatão

VII Fórum Municipal de Visibilidade Trans debate empregabilidade em Jaboatão
Screenshot

Evento marcou o Dia Nacional de Visibilidade Trans e reuniu poder público e sociedade civil para discutir inclusão no mercado de trabalho

Na manhã desta sexta-feira (30), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou o VII Fórum Municipal de Visibilidade Trans, com o tema “Mercado de Trabalho e Empregabilidade”. A iniciativa aconteceu das 8h30 às 12h, na Sala Interativa da Universidade Guararapes (UNIFG), em Piedade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas.

O encontro reuniu gestores e servidores das esferas municipal e estadual, representantes do Poder Judiciário e de instituições da sociedade civil organizada. A ação integrou a programação alusiva ao Dia Nacional de Visibilidade Trans, celebrado em todo o território nacional na última quinta-feira (29), com o objetivo de promover reflexões, compartilhar experiências e fortalecer estratégias de garantia de direitos da população trans.

O fórum propôs o debate sobre políticas públicas e os desafios contemporâneos da inclusão no mercado de trabalho, com foco no acesso à empregabilidade da população trans, à luz da Portaria Conjunta nº 4, de outubro de 2025. A programação contou com apresentação cultural, mesa de abertura com autoridades e palestra magna ministrada por Helton Portella, profissional sênior da área de Recursos Humanos do Porto Digital.

Durante o evento, a gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) do Jaboatão, Andréa Medeiros, recebeu uma menção honrosa do Conselho Municipal de Política LGBTQIAPN+, em reconhecimento à sua atuação e engajamento nas políticas públicas voltadas à população LGBT e às causas dos Direitos Humanos no município.

Após agradecer a homenagem, Andréa Medeiros destacou a importância de fortalecer a luta por dignidade, respeito e acesso ao mercado de trabalho. “Esse fórum reforça o compromisso de Jaboatão com políticas públicas que garantam direitos e promovam acolhimento. Governar para toda a população é estar presente e apoiar quem ainda enfrenta barreiras para ocupar seus espaços, e a gestão municipal tem esse compromisso”, afirmou.

Além do fórum, a gestão municipal promoveu uma ação intersetorial no território de Vila Rica, ampliando o acesso da população trans e da comunidade local a serviços públicos essenciais. Entre os atendimentos ofertados estiveram vacinação para adolescentes, adultos e idosos, atendimento médico, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, aferição de pressão arterial e glicemia, distribuição de preservativos, orientações em saúde bucal e entrega de kits de higiene.

A iniciativa é resultado da articulação entre o Instituto Transformar, representante da sociedade civil organizada, e as Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência Social e Cidadania e a Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas, reafirmando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas inclusivas, intersetoriais e voltadas à equidade.

Fotos Josué da Mata

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *